Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

Cada serviço, site ou aplicativo tem suas políticas de relacionamento com o cliente, assim como formas diferentes de atualizar seus serviços. Por isso, confirme sempre essas políticas e consulte as páginas dos serviços onde informam as formas de contato. Geralmente, as empresas como bancos, aplicativos de mensagens instantâneas e outros serviços que envolvam dados pessoais ou senhas deixam bastante explícitos em suas comunicações quais são os meios que NÃO usam para entrar em contato.

Desconfie sempre de mensagens, e-mails, ligações e contatos de qualquer natureza que, sem que você peça, lhe ofereçam:

  • Atualização de dados cadastrais
  • Atualização de senhas
  • Informações pessoais
  • Dados de cartões de crédito e outros meios de pagamento
  • Oportunidades “Incríveis” para acesso imediato
  • Descontos “imperdíveis” para serviços e produtos que só possam ser acessados pelos mesmos meios que eles entraram em contato

O Observatório dos Crimes Cibernéticos – OCC também está desenvolvendo uma plataforma de consulta pública onde, em parceria com marcas, empresas e o órgãos interessados, catalogaremos todas as fraudes conhecidas para que você possa consultar através de links recebidos, prints de tela e comparativos de e-mails suspeitos. Fique ligado para receber essa atualização assim que estiver pronta!

As notícias falsas, ou Fake News, tem se tornado um problema real dentro da internet. E, para saber se um conteúdo que foi compartilhado na internet é verídico ou não, uma boa opção é verificar o tema dentro de uma “plataforma de checagem de fatos”. Esses sites costumam verificar a confiabilidade das informações e, em seguida, publicar o seu resultado. 

Para te ajudar nessa tarefa, você pode contar com o apoio de sites como:

Lupa (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/ ).

Caso o seu WhatsApp seja roubado, é possível tentar acessar a sua conta novamente, usando o número de telefone cadastrado. Neste momento, o aplicativo irá enviar um código de confirmação para o seu número e, assim que isso acontecer, a outra pessoa será desconectada. 

Entretanto, caso você suspeite que o seu WhatsApp foi clonado, a primeira coisa a se fazer é avisar os seus amigos e familiares. Afinal, essa pessoa pode tentar entrar em contato com eles, se passando por você. Além disso, caso uma pessoa tente cadastrar uma nova conta com o seu número, você será notificado. E, quando isso acontecer, o melhor a se fazer é desconectar a sua conta de todos os dispositivos, como computadores. Isso pode ser feito seguindo estes passos:

  • Clique nos 3 pontos disponíveis no canto superior direito do aplicativo
  • Aperte em “Aparelhos conectados”
  • Clique em todos os dispositivos conectados
  • Clique em “Desconectar”