Workshop promove troca de experiências e estudos de caso sobre a Operação 404

Workshop promove troca de experiências e estudos de caso sobre a Operação 404

28 out 2021

O Observatório dos Crimes Cibernéticos (OCC) e o Departamento de Justiça Americano (DOJ) realizaram o workshop Raio X Operação 404 de combate à pirataria online e roubo de propriedade intelectual. O evento ocorreu nos últimos dias 21 e 22 de outubro em São Paulo.

Participaram, além dos agentes do DOJ, agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI), Homeland Security Investigations (HSI),uma das principais agências de investigação do Governo Americano, Intellectual Property Office (IPO/UK), departamento do Governo Britânico para a defesa da propriedade intelectual, além de delegados, investigadores e agentes de 15 Estados e de servidores do CyberLab do Ministério da Justiça, palestrantes de peso do setor jurídico, Ministério Público, escritórios de advocacia especializados em direito cibernético, produtores de audiovisual nacionais e internacionais e agentes da polícia de Londres.

As associações e empresas representantes do setor privado compartilharam suas avaliações e sugestões para uma maior interação e efetividade das ações público-privadas no âmbito do Observatório e das polícias estaduais.

participantes do workshop da operação 404 reunidos
Participantes do Workshop Raio X Operação 404

O workshop teve como finalidade a análise crítica da Operação 404, em suas 3 fases, baseado em trocas de experiências e estudos de caso para avaliação de sua efetividade e melhorias na organização de operações futuras.

Os participantes fizeram a revisão do planejamento da operação em si, e da participação de cada Estado da Federação e questões tais como erros e acertos, custos da operação para os Estados, benefícios para o mercado do audiovisual e ganho de conhecimento.

Após estas reflexões e de posse de informações compartilhadas por cada Estado, as equipes puderam estabelecer um novo patamar de discussões, desta vez em rede nacional, com proposições de melhoria contínua da ação investigativa e policial na persecução das atividades ilícitas. O resultado esperado é uma maior efetividade das operações, melhoria na preservação de provas digitais e o planejamento ainda mais efetivo para as próximas operações, com a elevação do valor público na prestação do serviço de combate ao crime à sociedade. 

Houve ainda exercícios práticos no laboratório de cyber da Escola SENAI de Informática em São Paulo, e os participantes puderam ter acesso às mais novas técnicas e conhecimentos de investigação criminal online.

Por fim, o OCC e o DOJ fizeram uma homenagem aos integrantes da operação pelo empenho e pelo enorme sucesso alcançado. A ação de combate à pirataria digital preserva empregos no setor audiovisual, arrecada impostos e a formalidade faz crescer a renda do País. O trabalho dos agentes da Lei, em conjunto com o setor privado e o Ministério Público, tem se mostrado cada vez mais efetivo, agregando grande valor público à economia brasileira e à economia de outras Nações, com as quais temos cooperado. A Operação 404 é motivo de orgulho para todos os envolvidos e se tornou benchmark para toda América Latina e Caribe.

 

A Polícia Civil do Estado do Ceará publicou um post sobre o evento em seu site. Leia na íntegra aqui.

2 comentários

  1. Nicholasfiday em fevereiro 24, 2022 às 3:16 pm


  2. Gillanadox em fevereiro 26, 2022 às 3:29 am


Deixe um Comentário